Páginas

Terceiro Desafio - PLANETA X HOMEM X SUSTENTABILIDADE




***O que é SUSTENTABILIDADE e o que são ATITUDES SUSTENTÁVEIS?*** 
(social, ambiental, cultural e econômico)


O FUTURO DE NOSSO PLANETA








Um pouco que cada pessoa faça, já será o bastante.
Algumas coisas que podemos fazer é:

Reciclar vidros, plásticos e papéis sempre. (papel só pode ser reciclado se não estiver contaminado por partículas orgânicas como restos de alimentos,fezes, urina, sangue, etc.). 

Só comprar aquilo que é realmente necessário, assim não estimula a produção de coisas inúteis que vão virar lixo. 

Não adquirir ou evitar comprar objetos feitos com isopor, baquelite ou outros materiais não recicláveis 
como espelho ou adesivos por ex.. 

Varrer o chão ao invés de empurrar o lixo com a água. (Avise às pessoas na rua). O planeta só tem 2,7% de água doce. 

Ensinar às crianças sobre a preservação,de como promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. 

Nas viagens, não tirar coisas da natureza (conchas, pedras) e nem deixar seus sinais (lixo, comida, restos). 

Não comprar objetos produzidos a custa de trabalho infantil, abuso de animais ou de empresas não comprometidas com o meio ambiente. 

Abolir o uso de peles.



Sustentabilidade é "O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras poderem também satisfazer as suas necessidades"



Sustentabilidade Social

Refere-se ao desenvolvimento e objetiva a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo que em países desiguais, faz-se, a adoção de políticas governamentais de modo que se distribua e/ou redistribua igualmente a renda, universalize o acesso aos direitos sociais e humanos como saúde, educação e habitação, promovendo assim a eqüidade social, racial e econômica. Para o alcance do desenvolvimento sustentável, somente uma sociedade sustentável e estável (menos desigual e mais fraterna, c/ pluralismo político e de direitos) contribui para a viabilização desse. 

Sustentabilidade Ambiental

Está ligada à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas; ou seja, a capacidade desses, de absorção e recomposição face às interferências humanas. Em outras palavras, o consumo dos recursos renováveis não pode exceder a taxa de reposição, o consumo de recursos não-renováveis não deve exceder a capacidade de desenvolvimento de outros que sejam renováveis e que a emissão de poluentes não pode ser maior à capacidade de transformação ou absorção por parte do planeta. 

Sustentabilidade Cultural

Pondera a manutenção das diversas culturas, costumes e valores – no âmbito local, regional ou planetária – que constituem a identidade dos povos; somada às mudanças harmônicas com as culturas milenares e atuais.


Sustentabilidade Econômica

Leva em conta a eficácia da gestão dos recursos naturais, caracterizada pela regularidade das movimentações de investimentos públicos e privados e pela produtividade e qualidade de produtos, aliada ao aperfeiçoamento das relações entre crescimento econômico, desenvolvimento social e manutenção dos recursos naturais; ou seja, um crescimento da economia geral que atenda às exigências sociais da geração de trabalho adequado e promova uma distribuição de renda mais justa.

http://raiosdealegria.blogspot.com.br/ 

5 comentários:

Mamuska Fomm disse...

Obrigada pela visita querida Rosangela!
Vim retribuir, e parabenizá-la pelo seu blog; é bem interessante e agradável de navegar.

Bjks!

Anônimo disse...

gostei muito da sua publicação ,bem interessante e muito importante o ser humano se conscientizar, Abraço

Unknown disse...

Amiga Rosangela!Agradeço sua visita e suas palavras e vim conhecer seu espaço.Menina, que ótimo post sobre assuntos tão pertinentes.Em meu blog procuro sempre expor o que bom ou ruim acontece em nosso país.
Pena que infelizmente acontecem mais coisas coisas ruins..Q coisa né? Olha, em meu último post, peço o niver dos meus amigos...deixe lá o seu!Adoraria te fazer uma visita no seu dia com uma msg bem legal...Vou aguardar!Fique com Deus!Um bjo amigo, Rubi

Roseli disse...

Sua postagem ficou ótima, adorei. seu blog é uma graça adorei as fotos de sua cidade estou ficando. Tenha um lindo final de semana e beijinhos carinhosos para ti.
hyttp://vidaslife-vidaslife.blogspot.com

Mamy Arteira disse...

Muito bom esse seu post, amei!
Querida, passe lá no meu blog, tem um SELINHO para você!
Bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
IMPORTANTE: Créditos

Alguns textos e imagens contidas aqui neste blog são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos, fica a sua escolha.

Obrigada
Raios de Alegria Artesanatos
Rosangela Ribeiro
Borboletas x_3d30bc78

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Wikipedia

Resultados da pesquisa