AMIGOS são ANJOS!! Eu convido você para ser um dos meus!!

Grupo Lanteri, sinônimo de teatro popular.

Vale a Pena ver!!!!




Histórico

A Associação Cultural Lanteri há mais de 30 anos ocupa lugar de destaque no cenário cultural da grande Curitiba pela qualidade do seu trabalho e de suas propostas inusitadas, levando cultura à grande massa popular. Desde sua origem o grupo mantém como característica principal “o teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais. O Grupo Lanteri é hoje um dos maiores grupos de teatro amador do país.

O início

Tudo começou em fevereiro de 1978, na Paróquia São Paulo Apóstolo, localizada na Vila São Paulo, de um bairro da periferia de Curitiba. O ator e diretor Aparecido Massi, que coordenava um grupo de teatro amador da paróquia, resolveu montar naquele ano a “Paixão de Cristo”, para encená-la nas ruas daquele bairro. Com dinheiro emprestado e com o envolvimento dos parentes dos novos “atores”, Massi montou um figurino reciclável que serviria não somente para a “Paixão de Cristo”, mas para qualquer outra peça teatral que o grupo viesse a realizar. Todo trabalho era realizado da forma mais artesanal possível, descobrindo-se entre os integrantes, excelentes sapateiros, desenhistas, artesãos, enfim, verdadeiros artistas.


O sucesso

Com o sucesso das apresentações, o prefeito de Curitiba, da época, convidou o Grupo Lanteri para apresentar seu trabalho à Fundação Cultural de Curitiba. Rafael Greca, então diretor da Casa da Memória, contratou o grupo para apresentar o espetáculo da “Paixão de Cristo” no centro histórico da cidade, o Largo da Ordem. Acompanhados pela Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Roberto de Regina e pela soprano Fátima Alegria, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Lanteri — com 150 integrantes — “tomou conta” do centro histórico de Curitiba. 

O trabalho continua Hoje o tradicional Grupo Lanteri é o sinônimo de teatro popular paranaense. Suas encenações, a maior parte patrocinada pela Prefeitura de Curitiba, já fazem parte do calendário turístico da cidade e do estado. Mesmo com tantos anos de estrada o Grupo Lanteri nem pensa em parar, pois muitos capítulos desta história ainda serão escritos e contados por todas estas pessoas do povo, que fazem o teatro para seu o povo. 


Paixão de Cristo

“Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”
O espetáculo que encanta multidões. 
Há 33 anos, foi encenado, pela primeira vez, o mais tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, em Curitiba. Tudo começou em um bairro da periferia da cidade, com apenas 45 pessoas e, em pouco tempo, tornou-se um evento de proporções nunca imaginadas. 
Hoje, são aproximadamente 1.200 pessoas envolvidas na apresentação, entre atores, produção e equipe técnica. Portanto, o que era para ser uma modesta encenação, somente nas ruas de um bairro, acabou ganhando status de mega show. 
O evento que não tem caráter religioso, mesmo sendo um espetáculo bíblico, também tem inúmeras histórias de bastidores como romances, amizades e curiosidades, que marcaram a vida de todos os seus colaboradores. Ninguém recebe pelo trabalho, mas se fortalece pela amizade. 
Muitos foram os palcos da capital paranaense em que a Paixão de Cristo foi exibida, Vila São Paulo, Largo da Ordem, Centro Cívico e, finalmente, Pedreira Paulo Leminski, local que recebe, todos os anos, milhares de espectadores atentos em relembrar a mais conhecida e mais bela história da humanidade. 


Gostariam de saber mais visitem o site http://www.grupolanteri.com.br/ 
É muito lindo e emocionante, quem tiver a oportunidade de assistir a peça teatral não deve deixar de ir.
  http://raiosdealegria.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loading...
IMPORTANTE: Créditos

Alguns textos e imagens contidas aqui neste blog são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos, fica a sua escolha.

Obrigada
Raios de Alegria Artesanatos
Rosangela Ribeiro