Páginas

Mitos e verdades

1. Suco de beterraba acaba com anemia? Mito.
Uma xícara de beterraba ralada possui, pasme, apenas 0,8 miligrama de ferro. “A criança anêmica tem que consumir todo santo dia 5 miligramas do mineral para cada quilo de peso, durante três meses”, explica o pediatra Ary Lopes Cardoso, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, de São Paulo. Já um bife pequeno de fígado tem, em média, 8,5 miligramas desse nutriente

2.Ficar sem comer emagrece?Mito.
 Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.
http://cyberdiet.terra.com.br/mitos-e-verdades-da-alimentacao-2-1-1-404.html>

3. Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata? Verdade

Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.
http://cyberdiet.terra.com.br/mitos-e-verdades-da-alimentacao-2-1-1-404.html>

4. A goma pode causar dor de estômago?Verdade. 
Se o chiclete é mascado várias vezes ao dia e a pessoa está há muitas horas sem se alimentar, vai estimular a produção do suco gástrico estomacal, que contém ácido clorídrico. A substância irá agir diretamente na parede do estômago, podendo causar dores. Dessa maneira, deve-se evitar mascar muitas unidades de chiclete por dia.
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/5617-conheca-os-mitos-e-verdades-do-chiclete>

5.Homens não sofrem de câncer de mama?Mito. 

É raro, mas os homens também podem sofrer de câncer de mama. O mastologista Sérgio Zerbini, do Hospital de Base do DF, diz que apenas 1% dos casos de tumores nas mamas afetam os homens. ''Em cada grupo de 100 pessoas com esse tipo de tumor, 99 são mulheres e um é homem''. Segundo ele, essa doença afeta principalmente os que usam hormônios para crescer as mamas ou testosterona para ganhar massa muscular. O câncer de mama é mais comum nos homens acima dos 60 anos. Assim como a mulher, o homem deve examinar as mamas periodicamente. Se notar algum sinal ou nódulo, deve procurar um médico.
http://gigadicas.com/mitoseverdades2.html>

6.Alimentos integrais, como arroz e pão, têm menos calorias que os normais?Mito.
Esse é um dos principais pecados das pessoas que querem emagrecer e apelam para os alimentos de grãos integrais. Rosemary Marlière Létti, especialista em obesidade, explica que eles são mais saudáveis por serem ricos em fibras, mas quem está de dieta deve consumir esses alimentos com moderação. Exemplo: uma fatia de pão de forma comum possui 74 calorias, e o integral, 100 calorias.
http://gigadicas.com/mitoseverdades2.html>

7.Raspar os pêlos faz com que eles fiquem mais grossos ou cresçam mais? Mito. 

Nada que se faça com a haste do pêlo muda a sua característica. A impressão de que o pêlo engrossa deve-se ao fato de que ele foi cortado no meio da haste, onde é mais grosso que na ponta do fio. Se fosse assim, ninguém ficaria calvo, era só raspar a cabeça que os cabelos voltariam a crescer fortes e grossos.
http://www.dermatologia.net/novo/base/verdadesmitos1.shtml>

8.Quanto mais se depila, menos pêlos crescem? Mito.
A retirada dos pêlos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pêlo, fosse destruído.
http://www.dermatologia.net/novo/base/verdadesmitos1.shtml>

9.Grávidas não devem se submeter a nenhum procedimento odontológico?Mito. 

 A saúde bucal merece atenção especial, já que há maior incidência de cáries e inflamações na gengiva, entre outras complicações. Maria Cristina revela que devem ser priorizados anestésicos sem adrenalina. Caso seja necessário realizar um raio-x, a gestante deve vestir um avental de chumbo para proteção do feto. Em todas as situações, o acompanhamento de um dentista é fundamental para a saúde bucal da gestante.
http://gnt.globo.com/maes-e-filhos/noticias/Mitos-e-verdades-da-gravidez--especialistas-respondem-duvidas-frequentes.shtml>

10.Pessoas na minha família tiveram câncer, terei também porque o câncer é hereditário?Mito -
Em geral, o câncer não é hereditário. Há apenas alguns raros casos que são herdados, tal como o retinoblastoma, um tipo de câncer de olhos que ocorre em crianças. Entretanto, existem alguns fatores genéticos que tornam determinadas pessoas mais sensíveis à ação de carcinógenos, isto é, agentes que provocam o desenvolvimento de um câncer ou tumor maligno no organismo, o que explica por que algumas delas desenvolvem câncer e outras não, quando expostas a um mesmo carcinógeno ambiental. Mas, repetimos: o câncer não é comprovadamente hereditário.
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=2&id=10&menu=2>

11.Câncer de pele é mais comum em pessoas com idade acima de 40 anos? Verdade 
   Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e suas lesões apareçam após os 40 anos.
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=2&id=10&menu=2>

12.Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel.?Mito -

A batida pode formar um caroço, que, em exames rotineiros, se assemelha a um câncer, mas é benigno. Outra coisa comum é que, a partir do choque, a preocupação da pessoa aumenta e, através do toque mais frequente ou outro exame, ela descobre um nódulo que já estava presente em seu corpo.
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=2&id=10&menu=2>

13.O uso de filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta? Mito -

Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais de excesso de exposição ao sol, as pessoas não veem as queimaduras e continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares.
http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=2&id=10&menu=2>

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
IMPORTANTE: Créditos

Alguns textos e imagens contidas aqui neste blog são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos, fica a sua escolha.

Obrigada
Raios de Alegria Artesanatos
Rosangela Ribeiro
Borboletas x_3d30bc78

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Wikipedia

Resultados da pesquisa