Páginas

DESAFIO PREMIADO BLOGUEIRAS UNIDAS & SOLANGE DESIGN - CAFFE DESIGN - Espírito de equipe

Estou participando do Desafio.
A proposta é fazer uma postagem sobre Espírito de equipe, um item bastante interessante.

Não sei onde você está agora... 

Na verdade, de uma forma ou de outra, você está se relacionando com um ou mais grupos ou de pessoas. Raras vezes não há objetivos comuns entre vocês que tenham realmente que ser compartilhados!


Compartilhar é algo que transcende o senso comum da cultura de muitos povos na atualidade, e o Brasil não é exceção. Então precisamos de instruções, de reeducação e coordenação contínua para que todos compreendam essa necessidade invisível e vital entre todos e para todos. 
Por exemplo, já pensou se numa Equipe de policiais não há confiança mútua entre eles? 
Como contarei com o melhor desempenho (envolvimento, comprometimento) de meu “parceiro” na hora que mais posso precisar dele? Se não houver espirito de equipe a criminalidade fara a festa.


Quando se trata de fundir objetivos comuns, trata-se de saber interpretar a importância do consenso sincero numa Equipe, seja a Equipe de duas, três, dez ou mil pessoas.
O importante é que todos falem “a mesma língua”. 

E não é tão simples... 


E por que se chama Espírito de Equipe? 

Porque se trata de um “detalhe espiritual” que poucas pessoas conseguem perceber e aplicar em dia-a-dia com a devida relevância. É o caráter subjetivo da realidade, ele tem tudo a ver com o que se passa no interior das pessoas que compartilham a mesma realidade, os mesmos objetivos, metas, etc. 


A racionalidade, a imposição do Espírito de Equipe é mera conversa para boi dormir. Não existe o fato de se obrigar alguém a interagir produtivamente com as outras pessoas. O que existe é reeducação, ensiná-la a enxergar, se convencer livremente que isso traz benefícios para ela mesma, para toda a Equipe, que isso trará harmonia e produtividade nos resultados que faz parte do sentido, do processo delas estarem todas ali, reunidas. 

Agora, se esta pessoa não quiser se tornar capaz, não se der ao “luxo” de assumir-se com mais humildade, sinceridade e transparência a realidade que compartilha com os seus pares e semelhantes, é melhor dispensá-la. Exatamente isso: retirá-la do grupo o mais rápido possível! 

Pessoas arrogantes, cheias de prepotência, são “isoladas” interiormente das demais pessoas. E o pior é que elas ensinam indiretamente isso para as demais! Gera-se facilmente um clima de desagregação, de falsidade e hipocrisia, onde as aparências, as fachadas, se dão melhor do que a sinceridade e a própria realidade em comum. Gera-se individualismo e desconfiança entre as pessoas, que é o oposto do objetivo. 


Espírito de Equipe não é só vestir a camisa, é calçar o sapato também! É ter empatia um com o outro para saber onde deve ajudar, sem precisar de solicitações ou até implorações... Há ambientes corporativos que se não houver requisições ninguém ajuda um ao outro. E pasmem, ainda cobram senso de Equipe dos profissionais! 


Espírito de Equipe envolve sinergia, espontaneidade, sincronia interior entre os envolvidos. Exige sinceridade, compaixão, lealdade, ou seja, realmente se trata de algo espiritual que deve ser formalizado no interior de cada membro da Equipe. 
Um ambiente deve ser participativo, deve ser acolhedor para idéias, discordâncias e diálogos honestos. O Espírito de Equipe não é um fim em si mesmo, mas um meio de se buscar a excelência nos resultados, nos objetivos em comum. Um desafio proclamado por muitos e ainda realizado por poucos.

Imagens retiradas da web
texto copiado e editado 
www.pmkb.com.br/artigos

2 comentários:

Unknown disse...

Ola querida adorei a postagem..Parabens..
Beijos da Bruxinha

Blogueira Unidas - Oficial disse...

OI QUERIDA!
POSTAGEM MARAVILHOSA. PARABÉNS!
TEU NÚMERO PARA PARTICIPAR DO SORTEIO É O 16.
BOA SORTE!
BEIJOCAS!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
IMPORTANTE: Créditos

Alguns textos e imagens contidas aqui neste blog são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos, fica a sua escolha.

Obrigada
Raios de Alegria Artesanatos
Rosangela Ribeiro
Borboletas x_3d30bc78

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Wikipedia

Resultados da pesquisa