AMIGOS são ANJOS!! Eu convido você para ser um dos meus!!

07/03/2012

Desafio do DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Maria Bonita    
por raquel silveira                
                              
Nesta Quinta-feira (8), uma mulher muito importante para a História do Brasil faria 101 anos de idade

 A primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Assim foi Maria Gomes de Oliveira, conhecida como Maria Bonita. Nascida em 8 de março de 1911 (não por acaso o Dia Internacional da Mulher!!) numa pequena fazenda em Santa Brígida, Bahia e filha de pais humildes Maria Joaquina Conceição Oliveira e José Gomes de Oliveira, Maria Bonita casou-se muito jovem, aos 15 anos. Seu casamento desde o início foi muito conturbado. José Miguel da Silva, sapateiro e conhecido como Zé Neném vivia às turras com Maria. O casal não teve filhos. Zé era estéril. 






A cada briga do casal, Maria Bonita refugiava-se na casa dos pais. E foi, justamente, numa dessas “fugas domésticas” que ela reencontrou Virgulino, o Lampião, em 1929. Ele e seu grupo estavam passando pela fazenda da família. Virgulino era antigo conhecido da família Oliveira. Esse trajeto era feito com freqüência por ele. Era uma espécie de parada obrigatória do cangaceiro. 


Os pais de Maria Bonita gostavam muito do “Rei do Cangaço”. Ele era visto com respeito e admiração pelos fazendeiros, incluindo Maria. Sem querer a mãe da moça serviu de cupido entre ela e Lampião. Como? Contando ao rapaz a admiração da filha por ele. Dias depois, Lampião estava passando pela fazenda e viu Maria. Foi amor à primeira vista. Com um tipo físico bem brasileiro: baixinha, rechonchuda, olhos e cabelos castanhos Maria Bonita era considerada uma mulher interessante. A atração foi recíproca. A partir daí, começou uma grande história de companheirismo e (por que não!) amor. 

Um ano depois de conhecer Maria, Lampião chamou a “mulher” para integrar o bando. Nesse momento, Maria Bonita entrou para a história. Ela foi a primeira mulher a fazer parte de um grupo do Cangaço. Depois dela, outras mulheres passaram a integrar os bandos. 





Maria Bonita conviveu durante oito anos com Lampião. Teve uma filha, Expedita, e três abortos. Como seguidora do bando, Maria foi ferida apenas uma vez. No dia 28 de julho de 1938, durante um ataque ao bando um dos casais mais famosos do País foi brutalmente assassinado. Segundo depoimento dos médicos que fizeram a autópsia do casal, Maria Bonita foi degolada viva.


As minhas homenageadas são:
http://cantinhomeubem.blogspot.com

Lembrem- se sempre:


Que essa homenagem se estenda ao dia a dia durante todo o ano fazendo com que essas mulheres sejam cada vez mais abençoadas por Deus.


 http://raiosdealegria.blogspot.com/

10 comentários:

Luciana Souza disse...

Oi amada, estou muito feliz com esta homenagem, muito obrigado pelo carinho, que Jesus Cristo abençoe sempre a sua vida grandemente. Estou feliz mesmo acredite, seu blog esta em meus favoritos mas quando eu tiver um tempinho vou postar esta homenagem tão bonita.
Beijos no coração.
Fique com Deus.
Lu
Te amo em Cristo.

Blogueira Unidas - Oficial disse...

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana. Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro. Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande. Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida. Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada. Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano. Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida. Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.

Feliz Dia da Mulher1
Beijocas!

CyMax disse...

Olá, passei para uma visita e ver seu Desafio.
Sou Blogueiras Unidas 1347; 1362; 1363
Mas este desafio eu participei com este link
http://unndoletraslp.blogspot.com/2012/03/desafio-blogueiras-unidas-dia.html
Bjkas e Feliz dia da Mulher
Me desculpe, mas a Siglea está solicitando que tiremos as letras no comentário, o seu ainda tem

Mari Maricota disse...

Rosangela,

Vim retribuir a visita e achei seu blog lindo!
Adorei, e já estou seguindo!

Beijos e beijos

brasileirasimsenhor disse...

Olá querida, parabéns pela postagem, ficou linda!!super bjs, Elo

Criando, multiplicando, dividindo e somando ideias disse...

Lindo post, amei saber um pouquinho mais sobre Maria Bonita, já estou te seguindo, dá uma passadinha no em meu blog tem sorteio relâmpago.
drucilamilian.blogspot.com

Janinha Meu Bem disse...

Hei qrd. Vim lhe agradecer por sua homenagem pelo NOSSO DIA!! Adorei a mensagem q me deixou no mmeu blog e adorei sua postagem tb. Aproveito a visitinha pra lhe desejar um belo dia da mulher tb. Juntas fazemos a diferença. Um bj especial amiga. Grata de ♥

=)

Eunice disse...

Ser mulher é isso. Ser capaz de tanta ternura e generosidade que emociona, e nos faz sentir de fato especiais.

fazer parte de um grupo com essas qualidade então é estar sempre surpreendentemente feliz.
Parabéns pela homenagem e pelo nosso dia!

ALVES ARTESANATO disse...

Muito bonita tua homenagem parabéns,um abençoado fim de semana.

Mamy Arteira disse...

Oi Rô obrigada pela visita, tb estou te seguindo. Adorei seu blog e adorei esse seu post sobre o Dia Internacional da Mulher, lindo o texto de Maria Bonita.
Bjo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Loading...

Algumas regras que eu sigo aqui no blog.


Resolvi aderi-las a partir do momento que percebi certas coisas visitando blogs.
1º- Todos os meus visitantes, seguidores ou não, que deixem seus comentários recebem minha visita novamente.
2º- Respondo meus comentários, não pelo modo responder, claro que é muito mais fácil e rápido, porém muitas vezes o comentarista não a minha resposta, (aconteceu várias vezes comigo, depois de um certo tempo eu voltar em uma postagem que comentei e ver a resposta ), então prefiro responder o comentário no blog do próprio autor , pois assim poderei agradecer e retribuir a visita.
3ª Não me importa a opinião de outros sobre como responder a comentários, essa é a minha tática e PRONTO.
4º - As vezes demoro um pouco para responder por falta de tempo,mas nunca deixo ninguém sem resposta. (se isso acontecer podem me cobrar)
5º - Não faço diferença entre blogs, para mim todos tem a sua importância.
6º - Não nego ajuda a ninguém, se sei repasso e se não sei nada sobre o assunto tento indicar alguém que saiba.
7º - Não faço grupinhos ( panelinhas) com ninguém, detesto esse tipo de comportamento. (para mim é falta de ética)
8º - Não retorno visitas com comentários Ex: me siga que ai eu te sigo ou coisas do gênero.
9º - Não aceito comentários maldosos e com palavras de baixo calão.
10º - Faço do meu blog um campo de interação e não um campo de batalha, não disputo imagem, status e nem sucesso com ninguém.
Tenho para mim que o SOL BRILHA PARA TODOS.

ATENÇAO:

TODAS ESSAS REGRAS CITADAS ACIMA, QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE SÃO MINHAS, E QUE NADA TEM A VER COM MEUS VISITANTES.
IMPORTANTE: Créditos

Alguns textos e imagens contidas aqui neste blog são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos, fica a sua escolha.

Obrigada
Raios de Alegria Artesanatos
Rosangela Ribeiro