Páginas

Terceiro Desafio - PLANETA X HOMEM X SUSTENTABILIDADE




***O que é SUSTENTABILIDADE e o que são ATITUDES SUSTENTÁVEIS?*** 
(social, ambiental, cultural e econômico)


O FUTURO DE NOSSO PLANETA








Um pouco que cada pessoa faça, já será o bastante.
Algumas coisas que podemos fazer é:

Reciclar vidros, plásticos e papéis sempre. (papel só pode ser reciclado se não estiver contaminado por partículas orgânicas como restos de alimentos,fezes, urina, sangue, etc.). 

Só comprar aquilo que é realmente necessário, assim não estimula a produção de coisas inúteis que vão virar lixo. 

Não adquirir ou evitar comprar objetos feitos com isopor, baquelite ou outros materiais não recicláveis 
como espelho ou adesivos por ex.. 

Varrer o chão ao invés de empurrar o lixo com a água. (Avise às pessoas na rua). O planeta só tem 2,7% de água doce. 

Ensinar às crianças sobre a preservação,de como promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. 

Nas viagens, não tirar coisas da natureza (conchas, pedras) e nem deixar seus sinais (lixo, comida, restos). 

Não comprar objetos produzidos a custa de trabalho infantil, abuso de animais ou de empresas não comprometidas com o meio ambiente. 

Abolir o uso de peles.



Sustentabilidade é "O desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras poderem também satisfazer as suas necessidades"



Sustentabilidade Social

Refere-se ao desenvolvimento e objetiva a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo que em países desiguais, faz-se, a adoção de políticas governamentais de modo que se distribua e/ou redistribua igualmente a renda, universalize o acesso aos direitos sociais e humanos como saúde, educação e habitação, promovendo assim a eqüidade social, racial e econômica. Para o alcance do desenvolvimento sustentável, somente uma sociedade sustentável e estável (menos desigual e mais fraterna, c/ pluralismo político e de direitos) contribui para a viabilização desse. 

Sustentabilidade Ambiental

Está ligada à manutenção da capacidade de sustentação dos ecossistemas; ou seja, a capacidade desses, de absorção e recomposição face às interferências humanas. Em outras palavras, o consumo dos recursos renováveis não pode exceder a taxa de reposição, o consumo de recursos não-renováveis não deve exceder a capacidade de desenvolvimento de outros que sejam renováveis e que a emissão de poluentes não pode ser maior à capacidade de transformação ou absorção por parte do planeta. 

Sustentabilidade Cultural

Pondera a manutenção das diversas culturas, costumes e valores – no âmbito local, regional ou planetária – que constituem a identidade dos povos; somada às mudanças harmônicas com as culturas milenares e atuais.


Sustentabilidade Econômica

Leva em conta a eficácia da gestão dos recursos naturais, caracterizada pela regularidade das movimentações de investimentos públicos e privados e pela produtividade e qualidade de produtos, aliada ao aperfeiçoamento das relações entre crescimento econômico, desenvolvimento social e manutenção dos recursos naturais; ou seja, um crescimento da economia geral que atenda às exigências sociais da geração de trabalho adequado e promova uma distribuição de renda mais justa.

http://raiosdealegria.blogspot.com.br/ 

Grupo Lanteri, sinônimo de teatro popular.

Vale a Pena ver!!!!




Histórico

A Associação Cultural Lanteri há mais de 30 anos ocupa lugar de destaque no cenário cultural da grande Curitiba pela qualidade do seu trabalho e de suas propostas inusitadas, levando cultura à grande massa popular. Desde sua origem o grupo mantém como característica principal “o teatro feito pelo povo para o povo”. Seus integrantes são voluntários, pessoas de todas as idades, religiões e classes sociais. O Grupo Lanteri é hoje um dos maiores grupos de teatro amador do país.

O início

Tudo começou em fevereiro de 1978, na Paróquia São Paulo Apóstolo, localizada na Vila São Paulo, de um bairro da periferia de Curitiba. O ator e diretor Aparecido Massi, que coordenava um grupo de teatro amador da paróquia, resolveu montar naquele ano a “Paixão de Cristo”, para encená-la nas ruas daquele bairro. Com dinheiro emprestado e com o envolvimento dos parentes dos novos “atores”, Massi montou um figurino reciclável que serviria não somente para a “Paixão de Cristo”, mas para qualquer outra peça teatral que o grupo viesse a realizar. Todo trabalho era realizado da forma mais artesanal possível, descobrindo-se entre os integrantes, excelentes sapateiros, desenhistas, artesãos, enfim, verdadeiros artistas.


O sucesso

Com o sucesso das apresentações, o prefeito de Curitiba, da época, convidou o Grupo Lanteri para apresentar seu trabalho à Fundação Cultural de Curitiba. Rafael Greca, então diretor da Casa da Memória, contratou o grupo para apresentar o espetáculo da “Paixão de Cristo” no centro histórico da cidade, o Largo da Ordem. Acompanhados pela Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência do maestro Roberto de Regina e pela soprano Fátima Alegria, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Lanteri — com 150 integrantes — “tomou conta” do centro histórico de Curitiba. 

O trabalho continua Hoje o tradicional Grupo Lanteri é o sinônimo de teatro popular paranaense. Suas encenações, a maior parte patrocinada pela Prefeitura de Curitiba, já fazem parte do calendário turístico da cidade e do estado. Mesmo com tantos anos de estrada o Grupo Lanteri nem pensa em parar, pois muitos capítulos desta história ainda serão escritos e contados por todas estas pessoas do povo, que fazem o teatro para seu o povo. 


Paixão de Cristo

“Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo”
O espetáculo que encanta multidões. 
Há 33 anos, foi encenado, pela primeira vez, o mais tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, em Curitiba. Tudo começou em um bairro da periferia da cidade, com apenas 45 pessoas e, em pouco tempo, tornou-se um evento de proporções nunca imaginadas. 
Hoje, são aproximadamente 1.200 pessoas envolvidas na apresentação, entre atores, produção e equipe técnica. Portanto, o que era para ser uma modesta encenação, somente nas ruas de um bairro, acabou ganhando status de mega show. 
O evento que não tem caráter religioso, mesmo sendo um espetáculo bíblico, também tem inúmeras histórias de bastidores como romances, amizades e curiosidades, que marcaram a vida de todos os seus colaboradores. Ninguém recebe pelo trabalho, mas se fortalece pela amizade. 
Muitos foram os palcos da capital paranaense em que a Paixão de Cristo foi exibida, Vila São Paulo, Largo da Ordem, Centro Cívico e, finalmente, Pedreira Paulo Leminski, local que recebe, todos os anos, milhares de espectadores atentos em relembrar a mais conhecida e mais bela história da humanidade. 


Gostariam de saber mais visitem o site http://www.grupolanteri.com.br/ 
É muito lindo e emocionante, quem tiver a oportunidade de assistir a peça teatral não deve deixar de ir.
  http://raiosdealegria.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
IMPORTANTE: Créditos

Alguns textos e imagens contidas aqui neste blog são retiradas da internet, se por acaso você se deparar com algo que seja de sua autoria e não tiver seus créditos, entre em contato para que eu possa imediatamente retirar ou dar os devidos créditos, fica a sua escolha.

Obrigada
Raios de Alegria Artesanatos
Rosangela Ribeiro
Borboletas x_3d30bc78

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Wikipedia

Resultados da pesquisa